Slide 1 Title Here

Replace these slide 1 sentences with your own featured slide descriptions.Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions...

Slide 2 Title Here

Replace these slide 2 sentences with your own featured slide descriptions.Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions...

Slide 3 Title Here

Replace these slide 3 sentences with your own featured slide descriptions.Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions...

Slide 4 Title Here

Replace these slide 4 sentences with your own featured slide descriptions.Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions...

Slide 5 Title Here

Replace these slide 5 sentences with your own featured slide descriptions.Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Posted by William Mendes - @WillCenter On 11:25 0 comentários

Aqueçam os motores

Um dos grandes obstáculos que as grandes franquias enfrentam, principalmente as de esportes, é manter a experiência fresca, trazendo, ao mesmo tempo, novidades. A série de corrida da Electronic Arts, ''Need for Speed'', conseguia colocar em sua fórmula de sucesso elementos novos que realmente entretinham os gamers. Porém, os jogos de alta velocidade começaram a decair, o melhor exemplo disto é o ''Need for Speed: Undercover'' que foi alvo de duras críticas.

Tentando recuperar sua prestigiada franquia, a Electronic Arts fez algumas mudanças no game, e no tempo de produção. Em 18 de setembro deste ano, ela colocará nas prateleiras das lojas o novo jogo ''Need for Speed: Shift'', no qual colocamos as mãos e vamos contar um pouco desta nova experiência.

Finalmente uma utilidade para a física!

Deixando de lado todas as características arcades presentes em diversos games da série ''Need for Speed'', o novo título não traz perseguição policial ou efeitos de câmera lenta. ''Need for Speed: Shift'' tenta colocar a realidade mais perto do jogador, e para isso algumas coisas que aprendemos na escola foram inseridas no jogo.

Quantos de vocês, leitores, já passaram horas olhando para aquele monte de fórmulas escritas nos seus cadernos sem entender por que estavam aprendendo aquilo e quando na vida elas seriam úteis? Pois agora vocês têm a resposta.

Não quero dizer que vocês deverão saber fazer contas complicadas para jogar ''Need for Speed: Shift'', o que estou tentando contar é que este novo game fará uso das forças da física, como a força centrípeta e a centrífuga e, claro, a famosa força G. ''A física está muito presente no jogo, fazer uma curva em alta velocidade, por exemplo, é bem difícil'', disse a assessora de imprensa da Electronic Arts Brasil, Renata Vaz.

Corrida, Simulação ou RPG?

Em ''Need for Speed: Shift'' o gamer pensará que é um verdadeiro piloto, já que terá a mesma visão de um corredor, suas mãos virtuais estarão segurando o volante, ele terá toda a visão da pista, e poderá utilizar os espelhos retrovisores para ter certeza de que nenhum outro competidor está se aproximando.

Este novo game da série ''Need for Speed'', além possuir as altas velocidades presentes em todos os jogos da série, focará mais na simulação de uma corrida real. Ele contará com versões virtuais de pistas que realmente existem, toda vez que o jogador bater a visão ficará meio embaçada e as batidas poderão prejudicar o funcionamento do carro.

Sempre que o gamer terminar uma corrida em ''Need for Speed: Shift'' ele ganhará pontos, que podem ser de precisão ou de agressividade, dependendo das ações realizadas dentro da pista. Estes pontos dão direito a mais espaço na garagem e definem o estilo do jogador, se ele é mais preciso ou agressivo. A determinação do estilo do gamer é importante, pois é ele que dirá contra quem o jogador irá competir nas partidas on-line. ''É parecido com um RPG, conforme você vai ganhando pontos seu nível vai subindo'', disse Ian Freitas, gerente de mídia da divisão brasileira da Electronic Arts.

Além disto, os feitos realizados dentro e fora da pista garantirão insígnias (badges) para os jogadores. Por exemplo, se o gamer conseguir completar a corrida sem bater ele ganha uma medalha, caso ele ultrapasse um adversário batendo no carro inimigo ele também ganha uma insígnia. O jogador pode até ser recompensado por preferir veículos europeus, a variedade de badges é muito grande.

Cuidado, bifurcação à frente

''Need for Speed: Shift'' pretende agradar tanto a fãs ferrenhos de games de corrida, que desejam ter uma experiência mais próxima da realidade, como a jogadores casuais. Tendo isto em vista, a Electronic Arts pediu a ajuda de pilotos americanos e o game possui diversas configurações.

Fica a cargo do jogador decidir se as batidas afetarão o carro ou se elas serão apenas visuais. O gamer também escolherá as funcionalidades do título que o ajudarão dentro da corrida, como setas verdes ao longo da pista que mudam de cor para informar ao jogador que a velocidade está muito alta para fazer uma curva, por exemplo.

O gamer também poderá personalizar seu carro da maneira que quiser. Ele poderá pintá-lo todo de uma única cor, ou somente uma parte, por exemplo, o veículo do gamer pode ter a lateral azul, os pneus roxos e o capô verde, nessas horas depende da imaginação e do gosto de cada um. Além do visual, o jogador terá a possibilidade de fazer um upgrade em seu possante, podendo mexer nos pneus, no balanceamento e até na aerodinâmica do veículo.

Perto da linha de chegada

Com 37 pistas, diversos modo de jogo, desde carreira tradicional e batalhas, até drift e partidas on-line para 12 jogadores e uma grande variedade de carros (o game conta com veículos da Ford, Audi, BMW, etc.). ''Need for Speed: Shift'' foi produzido pela Slightly Mad, e é um marco na mudança de produção do game, pois agora a franquia estará nas mãos de dois estúdios. Cada um deles terá dois anos para produzir um jogo da série ''Need for Speed'', que serão lançados alternadamente.

A versão que testamos de ''Need for Speed: Shift'' deu apenas um bug, mas Ian Freitas disse que aquela não era a versão final, e que problemas eram esperados. A versão final será lançada para Xbox 360, PlayStation 3, PC, PSP e celulares. ''A gente espera que o jogo fale por si só, mas as prévias até agora foram muito boas'', disse Freitas. O Nintendo Wii, ao invés de ''Need for Speed: Shift'', receberá um outro game da franquia, chamado ''Need for Speed: Nitro''. Este jogo contará com três cidades principais e uma delas será o Rio de Janeiro.