Tenchu: Shadow Assassins-PSP
Pouco tempo depois chegou uma conversão do mesmo jogo para o portátil PSP, honrando a tradição da franquia cuja origem remonta à época do primeiro PlayStation. Em versão portátil, "Tenchu: Shadow Assassins" faz bonito também e peca apenas pelas limitações do próprio aparelho, que não permitem tantos arrojos como no Wii.
Ninjas em miniatura
Em essência o jogo é o mesmo visto na plataforma da Nintendo. No controle dos protagonistas Rikimaru e Ayame, o enredo todo se passa durante o Japão feudal e centra em uma trama política que envolve assassinatos e sequestros. Cabe aos ninjas defenderem os interesses do clã que integram e lutar por aquilo que acreditam ser certo.
As fases são exatamente as mesmas do Wii, mas aqui pontuadas por um elemento chato: telas de carregamento de dados, os chamados 'loadings'. Escassos no console caseiro, aqui eles são mais numerosos e demorados, aparecendo até mesmo durante as fases, em transições de telas. A demora quebra o ritmo de ação e, convenhamos, não combina com um videogame portátil, no qual a idéia é ter partidas breves.
Outro ponto negativo já esperado são os gráficos um bocado defasados. Não que o visual seja feio, mas pesa a comparação com o Wii. Ainda assim, os cenários primam pelo design, ostentando diversos detalhes e criando uma atmosfera envolvente, principalmente por conta dos competentes efeitos de luz. Os modelos poligonais também são detalhados e pecam unicamente por animações um bocado robóticas - problema que também acomete a versão maior da Nintendo.
Por fim, o PSP perde nos controles. A edição para Wii emprega de forma divertida e intuitiva os sensores de movimento, principalmente em golpes de finalização, algo impossível de ser realizado no pequeno console da Sony. Com a falta desse lado mais lúdico, acabam pesando mais também os controles arcaicos, visto que os heróis se movem muito lentamente, a mecânica de pulo é antiquada e mesmo os combates são um bocado travados. Problemas contornáveis que não comprometem de forma fatal a diversão, mas que ainda assim poderiam ter sido refinados no PSP.