quarta-feira, 22 de abril de 2009

Videogames ajudam a melhorar a visão, afirma estudo

Posted by William Mendes - @WillCenter On 11:53 0 comentários

O uso de jogos de ação ajuda a promover uma capacidade visual que é crucial para tarefas como a leitura
O uso de jogos "de ação" ajuda a promover uma capacidade visual que é crucial para tarefas como a leitura
15 de abril de 2009
National Geographic


Os adeptos dos videogames podem receber um benefício inesperado do tempo que passam disparando suas armas contra os vilões das telas - uma melhor visão. O uso de videogames "de ação" ajuda a promover uma capacidade visual que é crucial para tarefas como a leitura e dirigir veículos durante a noite, de acordo com os resultados de um novo estudo.

Essa capacidade, conhecida como função de sensibilidade ao contraste, permite que as pessoas sejam capazes de discernir até mesmo as mais sutis mudanças nas nuanças do cinzento, diante de um pano de fundo de cor uniforme. Também se trata de uma das primeiras capacidades visuais humanas a sofrer um declínio em função da idade.

É por isso que um regime regular de treinamento com jogos eletrônicos de ação poderia ajudar a oferecer poderio visual mais duradouro, de acordo com uma pesquisa conduzida pela equipe de Daphne Bavelier, na Universidade de Rochester.

Jogos para ver melhor
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que a prática de videogames melhora outras capacidades visuais, tais como a capacidade de rastrear diversos objetos ao mesmo tempo e a de prestar atenção a uma série de eventos em situações que envolvem movimento rápido, disse Bavelier. "Diversos aspectos diferentes do sistema visual estão sendo estimulados, e não apenas um deles", afirmou a pesquisadora.

Seu novo trabalho sugere que o uso de jogos eletrônicos poderia, no futuro, vir a se tornar parte de tratamentos para a correção de deficiências visuais, que hoje dependem basicamente de cirurgias ou do uso de lentes corretivas.

"Quando a pessoa passar por uma cirurgia ocular ou começar a usar lentes corretivas, o uso desse tipo de jogo deve ajudar o sistema óptico a se recuperar de maneira mais rápida e melhor", de acordo com Bavelier.

"Nessas situações, é preciso que a pessoa volte a treinar o seu cérebro, de modo a que possa aproveitar a informação melhor e mais precisa que está recebendo" como resultado da melhora na qualidade de visão, acrescentou a pesquisadora.

Jogos de combate versus jogos de construção
Os adeptos dos jogos de ação que participaram do estudo usaram jogos de combate pessoal como "Unreal Tournament 2004" e "Call of Duty 2". Um grupo de jogadores experimentados em jogos que não envolvem combate usaram o "Sims 2", um jogo de "simulação de vida".

Os participantes que utilizaram jogos de computador sem combate não obtiveram benefícios de melhora de visão equivalentes aos conquistados pelos demais, de acordo com os resultados do estudo.

Bavelier e outros pesquisadores estão agora tentando descobrir exatamente de que maneira os jogos de ação parecem aperfeiçoar especialmente a acuidade visual. Pode ser que localizar inimigos, e mirar adequadamente de forma a atingi-los, represente uma forma de exercício vigorosa e que aumenta o poder da visão, ela diz.

Outro possível motivo é que o ambiente imprevisível e rapidamente mutável de um videogame de ação típico em geral requer que os jogadores mantenham observação sobre toda a paisagem e analisem rapidamente os dados ópticos recebidos.

Por fim, disse Bavelier, as recompensas psicológicas oferecidas pelo jogo também podem influenciar a situação. "Obter sucesso em sua missão é agradável", ela disse. "Quando se combina a essa recompensa aos demais fatores envolvidos, o aprendizado obtido se torna muito superior".

0 comentários:

Postar um comentário