segunda-feira, 27 de abril de 2009

Análise de Halo Wars

Posted by William Mendes - @WillCenter On 22:59 0 comentários

Durante a última década, nós gamers de todo mundo pudemos observar desde a sua concepção a evolução de uma das séries de maior sucesso da história dos games. A Bungie Studios passou todo esse tempo refinando a sua fórmula de sucesso para jogos FPS com a épica série Halo. A saga da batalha entre a humanidade e os alienígenas invasores já emplacou três fantásticos games para os consoles Xbox da Microsoft, e esse sucesso só tende a crescer nos próximos anos que estão por vir.

A série Halo ficou conhecida não só pela sua intensa jogabilidade, gráficos maravilhosos, e pela sua fantástica experiência de jogo multiplayer, mas sim pela excelência com que o jogo misturava todos esses elementos com uma trama absolutamente envolvente e apelativa perante os gamers de todo o mundo.

Passada uma fantástica trilogia ao longo de quase dez anos, agora pela primeira vez a série Halo irá tentar uma nova investida se expandindo além do gênero FPS com o novo Halo Wars. Trabalhando próximos da Bungie e da sua fórmula de ouro, a Ensemble Studios será o estúdio responsável por desenvolver o game de estratégia em tempo real no popular universo do enigmático Master Chief.

Ao invés de apostar nas fórmulas de jogos de estratégia mais conhecidos do grande público, como Age of Empires, Starcraft ou Command & Conquer, a Ensemble se ateve à fórmula da Bungie em Halo Wars trazendo missões muito bem criadas, com movimentos de ação sempre em direção em frente, além de deixar de lado aquelas complexas árvores tecnológicas, múltiplas construções e operações para juntar recursos. Por causa disso tudo, Halo Wars é um título simples de ser jogado e que também pode ser indicado para muitos iniciantes no gênero de estratégia em tempo real.

Comparado aos outros jogos citados acima, Halo Wars oferece ao jogador menos controle sobre as suas operações, como construir exércitos e a maneira como você atinge os seus objetivos. HW passa longe daquela clássica experiência de jogos RTS onde a sua principal missão é criar um enorme exército para destruir o seu inimigo. O game é feito na medida para uma ótima jogabilidade nos consoles e não é uma simples versão adaptada de PC para o console, o que geralmente apresenta problemas. As ações de jogo foram projetadas para reproduzir o máximo da precisão de teclados e mouses nos joysticks do Xbox que possuem um número limitado de botões, além de um sistema de navegação de tela mais lento. A Ensemble Studios procurou tomar todos os cuidados com HW já que o jogo para Xbox 360 foi desenvolvido inteiramente do zero, e o seu sistema de controle mostra isso claramente, porém, muitas das opções do jogo não funcionam como foram anunciadas e isso poderá irritar alguns gamers. Bom, mas isso não é motivo para arrancar os cabelos já que todo o resto de HW é muito bem resolvido e de uma maneira bem simples.

Praticamente todas as ações de Halo Wars podem ser feitas apenas com o toque em dois botões e as suas escolhas sobre o que produzir/construir no jogo são igualmente simples e seguem o esquema usado em Mass effect onde um menu radial aparece para você decidir o que fazer, porém, em HW esse menu nunca tem mais do que oito opções diferentes para você escolher o que facilita muito o game melhorando ainda mais a experiência de jogo. Para se ter uma noção de como as ações de HW são simples, no campo de batalha basta apertar o botão A para selecionar uma unidade, usar o analógico esquerdo do seu joystick para mover o cursor pela tela e depois apertar o botão X para ordenar que sua unidade se mova para o local designado, fácil né? Se o local que você escolher estiver vazio, a sua unidade irá se mover até lá tranquilamente, porém, se o local estiver ocupado por algum inimigo, a sua unidade irá automaticamente atacar o seu oponente. Ainda falando sobre as suas unidades, a maioria dela possuem um ataque especial, que poderá ser usado em qualquer momento do jogo. Porém, após você usar o ataque especial você precisará recarregá-los, portanto use-os de maneira inteligente ou você poderá se complicar no jogo.


As missões das campanhas de Halo Wars são jogadas sob a perspectiva de visão do United Nations Space Command (Centro de Comando Espacial das Nações Unidas) e no início de cada missão é dada a você uma única base de operações com local já designado pelo game, ou então um local, também já definido, para construir a sua base. Em alguns níveis da campanha, e na maioria dos mapas multiplayer, você terá a oportunidade de construir bases operacionais adicionais, mas apesar disso, essas bases adicionais terão locais já designados para serem construídas. Enquanto muita gente pode achar isso restritivo em Halo Wars, por outro lado não há como negar que essa função do jogo melhora muito o processo de construção de bases fazendo com que o game tenha um foco mais ampliado nas suas ações de jogo, algo que pode ser utilizado em outros jogos RTS que virão por aí.

Se você não se entusiasmou com essa atração de HW tenha calma, pois mesmo que suas bases tenham lugar pré-definido, isso não influi drasticamente na sua estratégia de jogo. Halo Wars demanda tanto gerenciamento de recursos quanto estratégias para destruir seus inimigos, assim como na maioria dos RTS existentes no mercado, já que cada Supply Pad que você constrói irá prover uma quantidade de recursos suficientes para que você construa o seu exército, amplie a sua base ou produza superarmas.

A Ensemble trabalhou duro nos gráficos de Halo Wars, e o seu esforço parece ter valido a pena. Os gráficos do game impressionam e são extremamente detalhados, o que pode ser visto nos efeitos das partículas ou no modelamento dos danos que são muito legais de serem assistidos, além disso, outro fator que contribui muito para a experiência visual de HW são as unidades da USNC e Covenant que foram perfeitamente recriadas para reproduzir o visual embasbacantes dos jogos anteriores de Halo. E não para por aí...

As cutscenes em Halo Wars são incríveis, e adicionam uma ótimo peso ao jogo e aos seus personagens. Para cada uma das quinze missões do jogo há uma cutscene que farão você vibrar ainda mais por ter conseguido ultrapassar um nível. Se há algo negativo a se comentar sobre a trama de HW é que a história do game talvez não se compare aos padrões dos outros jogos anteriores da série, mas nada que assuste. Os fanáticos da história de Halo não irão se desapontar com a maneira que a Ensemble e a Microsoft trouxeram essa nova vida ao mundo de Halo.

Como dito acima, a história de Wars não é tão empolgante quanto a trama dos jogos da trilogia original, não por que a trama seja falha ou algo do tipo, mas, principalmente, pelo fato de que tudo o que acontece no jogo é cheio de estereótipos e clichês, como aquela coisa da sua galáxia em constante perigo. Os dois personagens principais do game, Sargento John Forge e a Prof. Ellen Anders são perfeitos exemplos de arquétipos/estereótipos de games ou filmes desse estilo, um é o clássico sargentão durão que não aceita trabalhar junto com uma mulher, no caso, a Prof. Anders. Apesar disso, temos que destacar Serina, uma "robô" de inteligência artificial criada para ajudar os humanos, ela talvez seja de longe a melhor personagem do game.

Mesmo com as "falhas" a respeito dos personagens, Halo Wars compensa esse fator com uma incrível devoção ao clima envolvente da série Halo. A história do game ainda mantém proporções épicas e existem momentos fantásticos no game que farão você pular da cadeira. Até mesmo a interface e os extras do game são totalmente Halo, os conhecidos níveis de dificuldade do game também estão aqui, além das Skulls que aparecem espalhadas pelos níveis do jogo para que você colecione objetos especiais na sua campanha. Ao utilizar cada uma dessas Skulls coletadas você irá se sentir totalmente imerso no ambiente de Halo 3 e, sem dúvida, irá se lembrar de muitos momentos que você passou jogando esse game.

Se há algo que realmente marque Halo Wars são bons toques que mostram claramente a personalidade e a dedicação da equipe de desenvolvimento ao universo Halo. Os fãs mais hardcore da série irão encontrar algumas boas coisas nas cutscenes do game, além de também poderem desbloquear uma linha de tempo que descreve toda a história da luta da humanidade pela sobrevivência.

Como a intenção da Ensemble era fazer um game totalmente nos padrões de Halo, claro que não poderia faltar um ótimo modo multiplayer, e a desenvolvedora não deixou de lado essa atração. Halo Wars apresenta um sistema de partidas multiplayer muito semelhante ao sistema da Bungie para Halo 3. Tudo o que você tem que fazer é simplesmente acessar o menu multiplayer que o game irá procurar automaticamente alguém ou um grupo de jogadores para que você acessar uma partida para se divertir.

Há uma boa atenção em relação ao detalhes no modo multiplayer, desde o sistema de ranking similar a Halo 3 até o sistema de transparência, onde Halo Wars mostra o ranking dos seus adversários no TrueSkill. Ainda é um pouco cedo para se falar sobre a experiência online do game e como ele se comporta na Xbox Live, porém pelo pouco testado até o momento todas as coisas funcionarem muito bem, o Voice Chat funcionou bem, não houve qualquer lag e encontrar partidas foi muito rápido.

Diferentemente do modo campanha single onde você só controla os humanos, no modo multiplayer você poderá controlar as duas facções do universo Halo: a UNSC e os invasores alienígenas da Covenant. Um fator bem legal do jogo multiplayer é que você pode escolher um líder para a sua facção, sendo que, cada um deles poderá fazer muita diferença na sua estratégia no campo de batalha, o que é um toque muito legal de HW. Cada líder te dará acesso a diferentes unidades, bônus entre outras coisas no game.

Você poderá jogar partidas online em 1x1, 2x2 ou 3x3 em 14 mapas feitos especialmente para o modo multiplayer que, diferentemente do modo campanha, irão fazer os fãs de Halo sentirem que estão jogando um game de RTS mais próximo do que todos estão acostumados a ver. Assim como nos games FPS de Halo, a campanha de Halo Wars é cheia de ação rápida e divertida, com missões com objetivos cuidadosamente definidos.

Muitos fãs de Halo irão gostar da investida da Ensemble de misturar o gênero RTS com o épico universo da série. Se você é um desses fãs, com certeza irá encontrar muita diversão em Halo Wars, e até mesmo para você que não é um grande entusiasta do gênero de estratégia, Halo Wars é uma ótima pedida para a sua iniciação nesse gênero de jogo tão viciante, porém, se você for um daqueles fãs ultra hardcore procurando ação em cada poro, talvez você possa se desapontar um pouco com as opções de jogo de HW.

Halo Wars definitivamente consegue atingir o ponto na investida em trazer o universo Halo ao gênero de estratégia em tempo real. O que mais marca no game é, sem dúvida, a atmosfera de Halo que é presente em todos os lugares do game, e esse é uma de suas maiores forças, vale também o destaque para as cutscenes cinemáticas de HW que são fantásticas, apesar do personagens pouco expressivos e estereotipados. Em geral, Halo Wars é uma boa e nova experiência para esse épico universo criado pela Bungie ao longo de quase uma década, os fãs da série não irão se decepcionar com o resultado da investida da Ensemble e, sem dúvida, muitos novos gamers fanáticos irão ser atraídos para o universo Halo. Se você é fã da série, ou apenas mais um fã de games de estratégia, Halo Wars é mais uma ótima opção para que você perca muitas horas do seu tempo gamer.

Fonte:Gamelib.com.br

0 comentários:

Postar um comentário